Sabia que?!

A maioria dos edíficios construídos em Portugal não possui isolamento térmico.

Casas anteriores a 1990, nunca reabilitadas, muito provavelmente não possuem isolamento térmico.

30% do calor numa casa mal isolada se perda através dos sótãos e telhados.

 isole as suas paredes, de onde se perde  20 a 25% do calor

  • Irritação, ansiedade e estresse
  • Aumento da pressão arterial e atividade cardíaca
  • Alteração de humor
  • Distúrbio do sono
  • Perda de capacidade auditiva
  • Problemas de concentração

O que é o isolamento térmico?

O isolamento térmico é uma barreira física instalada entre o ambiente interno e o ambiente externo

Feito com materiais capazes de dissipar e / ou reter calor, o isolamento térmico mantem a temperatura interna sempre agradável, proporcionando maior conforto e bem estar aos moradores.

O isolamento térmico pode ser usado em lajes, telhados, paredes e até mesmo no piso, dependendo do objetivo e das condições térmicas locais (regiões muito frias ou muito quentes).

Os materiais mais comumente utilizados no isolamento térmico são a lã de vidro, a lã de poliéster, a fibra cerâmica e a lã de rocha.

O isolamento térmico pode ser realizado durante o processo de construção ou, ainda, após a conclusão da obra, caso os moradores sintam essa necessidade.

Quais as vantagens do isolamento térmico?

As vantagens do isolamento térmico não se limitam apenas ao controle de temperatura. Existem outros benefícios desse sistema que se estendem aos moradores e até mesmo o meio ambiente. Confira:

Bem estar e qualidade de vida

Um ambiente de temperatura agradável, nem muito quente, nem muito frio, promove bem estar e qualidade de vida para os moradores.

O isolamento térmico também é responsável por uma melhora nos quadros de problemas respiratórios, como asma, rinite, sinusite.

Isso porque com o controle da temperatura, a umidade se mantem estável, favorecendo a saúde de quem habita o local.

Sustentabilidade

Outra grande vantagem do isolamento térmico é a sustentabilidade. Com um sistema bem elaborado e executado, a necessidade de uso de aparelhos de ar condicionado e aquecedores diminui significativamente e, em alguns casos, pode até se tornar desnecessário.

POR ONDE COMEÇAR?

30% do calor numa casa mal isolada se perda através dos sótãos e telhados.

 

Está a refazer o telhado ? Isole pelo exterior. Coloque os painéis isolantes entre a estrutura e o telhado. Benefício: é criada uma barreira de calor que preserva o espaço e o charme da estrutura original.

 

Está à procura de uma solução simples? Isole pelo interior. Rolos e painéis são fixados debaixo da estrutura.  Coloque uma barreira de vapor entre o isolamento e o acabamento. Benefício: solução eficiente e mais económica.

 

Os seus sótãos são inacessíveis ? Isole o chão do sótão. Benefício: Uma solução rápida e de baixo custo que vale a pena.

20 A 25% do calor perde-se através das paredes, isole-as.

 

Não quer/ não pode alterar a sua fachada ? Isole as paredes pelo interior. O isolamento é colocado em cada divisão nas paredes em contacto com o exterior. Pode aproveitar para colocar isolamento termo-acústico para melhorar também a proteção contra o ruído. Benefício: Uma técnica eficiente que pode ser feita por fases.


Pode alterar a fachada ? Isole as paredes pelo exterior com o sistema ETICS. Benefício: uma armadura contra o frio e pontes térmicas, que preserva o volume interior da casa.

 

  • portas de entrada e janelas. Uma instalação e materiais de qualidade vão melhor o desempenho térmico e acústico de sua casa.
     
  • Considere também isolar o seu pavimento, principalmente em pisos térreos ou caves, onde devem ser combinados materiais isolantes e impermeabilizantes (devido à humidade do solo).