RESISTÊNCIA MECÂNICA SOPRA XPS

O Sopra XPS tem uma elevada resistência mecânica graças à sua estrutura celular fechada.

Resistência à compressão a 10% de deformação (EN 826)

A resistência à compressão a 10% de deformação de um material é definida pela força que provoca uma deformação de 10% da espessura do produto a testar.  É uma característica que é usada para determinar o grau de aptidão de um produto para suportar cargas.

A SOPRA XPS oferece produtos com uma resistência mínima de compressão de 250 KPa (25 t/m2) e 300 kPa (30 t/m2) para usos tradicionais, e também produtos com compressões ainda maiores de 500 KPa (50 t/m2) e 700 kPa (70 t/m2) para satisfazer necessidades onde é necessária uma maior resistência compressiva, como parques de estacionamento, lajes e pavimentos sob cargas pesadas (por exemplo, garagens, edifícios industriais com tráfego pesado, camas frias).

Creep de compressão (EN 1606)

Esta função é utilizada para determinar a adequação de um produto para suportar cargas duradouras sem fadiga. Para 300 produtos de resistência à compressão Kpa XPS atinge valores em torno de 125 kpa para cargas de 50 anos com deformações inferiores a 2%.

O fluxo para a compressão está relacionado com cargas permanentes a longo prazo. O Sde utiliza-se para determinar a adequação de um produto para suportar cargas duradouras sem fadiga.

SOPRA XPS 300 Kpa (30 t/m2) Produtos de resistência à compressão conseguem valores assustadores de cerca de 130 Kpa (13 t/m2) para cargas de 50 anos, com apenas 2% de deformação máxima em espessura.

Resistência à tração (EN 1607)

Esta característica mede a força do poliestireno extrudido quando é submetida a uma força de tração perpendicular aos rostos.

O SOPRA XPS tem valores superiores a 200 Kpa (20 t/m2).

Resistência à tesoura (EN 12090)

O XPS tem alta resistência àtesoura. Esta função é necessária para determinadas aplicações, tais como o SATE (Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior),ou  o isolamento do perímetro dos edifícios, especialmente as tomadas, sendo o valor mínimo 200 Kpa (20 t/m2).