As cidades brancas e o Cool Roof - As semelhanças

Que semelhança há entre as aldeias brancas tão típicas da Andaluzia, as Ilhas Baleares ou a Grécia e a impermeabilização Cool Roof? A resposta é aparentemente simples: cor.

Historicamente, as cidades da costa mediterrânica caracterizam-se pela sua imaculada cor branca, o que tem ajudado, juntamente com outros fatores como o tipo de material de construção, a manter a temperatura adequada no interior das habitações.

Mojácar, Andalucía

 

Os materiais escuros podem absorver até 95% dos raios solares e estes penetram diretamente na superfície. Enquanto isso, com uma superfície branca, esse percentual pode ser reduzido para 25%. Isso deve-se principalmente às propriedades de alta refletividade da cor branca, que podem chegar a 85%. É por esta razão que nas zonas com temperaturas elevadas, geralmente nas zonas costeiras, a cor predominante foi sempre a branca.

Este é o princípio em que se baseiam as coberturas Cool Roof, que, graças ao mesmo princípio das aldeias brancas, permitem reduzir a temperatura no interior do edifício. E é por isso que na Soprema temos a solução com membrana sintética TPO Flagon EP/PR Energy Plus. Esta membrana impermeabilizante tem como características marcantes uma refletividade de 84,9%, uma emissividade de 102% e um Índice de Refletância Solar (SRI) de 107%.

 

A superfície de uma cobertura Cool Roof pode atingir 42ºC em comparação com 72ºC de uma cobertura com impermeabilização tradicional. Com preocupantes aumentos de temperatura, altos preços de energia e crescente conscientização ambiental, essas soluções brancas começam a ser implementadas também nas cidades, que se tornaram grandes ilhas de calor.

Com a impermeabilização Cool Roof, pode-se obter uma redução de 50% no impacto da edificação nos efeitos das ilhas de calor urbanas, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, ao evitar que a temperatura penetre nas camadas inferiores, aumenta a vida útil do complexo impermeabilizante, bem como dos equipamentos de ar condicionado interior. Consequentemente, reduz a temperatura interior para -3 ºC e isso gera maior conforto para os usuários, que não sofrem tanto com o calor.

Tudo isto se traduz numa economia de energia de até 20%.

O conceito e a base das coberturas Cool Roof são usados ​​há muitos anos, mas é graças à pesquisa e desenvolvimento que os seus resultados podem ser aprimorados e transferidos para a arquitetura urbana.

 

Fonte: Revista AD