Melhoria do saneamento

QUAL É A SALUBRIDADE DE UM EDIFÍCIO E COMO MELHORÁ-LO?

Durante uma obra de renovação, é importante tomar medidas para melhorar a salubridade do edifício. Entre muitos dos elementos que devem ser isolados e protegidos num edifício, destaca-se o gás rádon. É um gás radioativo que ocorre naturalmente no decaimento do urânio no solo e nas rochas. O gás rádon pode infiltrar-se nos edifícios através do chão e rachaduras nas paredes, e pode acumular-se a níveis perigosos no interior dos edifícios, especialmente em caves e pisos térreos. 

O gás tem sido associado a um penhasco de cancro pulmonar, e a exposição prolongada a altos níveis de gás rad pode ser prejudicial à saúde. Portanto, controlar o gás radônio em um edifício é importante para melhorar a salubridade do edifício. 

Para controlar o gás radônio em um edifício, medidas podem ser tomadas, como vedar rachaduras nas paredes e no chão, melhorar a ventilação do edifício e instalar sistemas de ar de exaustão que possam remover o gás radônio do interior do edifício. Na Soprema dispomos de várias soluções construtivas contra gás radão para lajes e paredes enterradas. 

Entre as principais ações está a impermeabilização adequada do edifício, para evitar a humidade devido à capilaridade, especialmente em lajes e paredes enterradas que podem afetar a saúde dos utilizadores, com a instalação de membranas betuminosas, sintéticas, impermeabilizantes líquidas ou através da utilização de argamassas impermeáveis.