Isolamento acústico vs acondicionamento acústico

Muitas vezes, quando se fala em insonorização, redução dos níveis de ruído ou conforto acústico, os conceitos de isolamento e condicionamento acústico tendem a ser misturados ou confundidos. Cada um desses dois conceitos tem uma função específica, com características específicas que os diferenciam. Além disso, a combinação de ambos os conceitos cria o que se chama de conforto acústico, ou seja, o nível sonoro não incomoda, incomoda ou causa danos ao bem-estar do usuário.

Por isso, queremos falar sobre as 3 principais diferenças entre isolamento e condicionamento acústico

 

FUNÇÃO


Isolamento acústico: consiste em impedir a transmissão do som, seja pelo ar ou pela estrutura, de um local para outro, ou de um espaço para o exterior ou vice-versa.

 

 

Condicionamento acústico: por outro lado, esta função consiste em dar a um espaço um tempo de reverberação adequado, evitando que as ondas acústicas reflitam muito alto, para que o som do espaço seja adequado de acordo com o uso e as dimensões. Desta forma, palavras, conversas ou instrumentos podem ser ouvidos de forma inteligível.

 

 

 

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS


Que características técnicas devem ser tidas em conta para isolar ou condicionar um espaço?

 

Isolamento acústico: é importante ter em conta os níveis de pressão sonora que podem ser gerados no interior, a exigência de isolamento ou níveis máximos de transmissão de ruído impostos pela regulamentação, e o isolamento acústico inicial no caso de espaços existentes a reabilitar ou alterar o uso.

 

Condicionamento acústico: é importante conhecer os tempos de reverberação necessários para o uso a que se vai destinar o espaço, a geometria e volume do espaço e o tipo de materiais de acabamento que se pretende utilizar.

 

PRODUTOS


Para isolamento acústico são usados principalmente:

Materiais elásticos e de alta densidade que fornecem massa e amortecimento para isolamento de ruído aéreo.
Materiais com resiliência e baixa rigidez dinâmica para isolamento de ruído de impacto.
Caracterizam-se pelo seu índice ou melhoria de isolamento acústico aéreo (RA, ∆RA) e pela redução do nível de ruído de impacto (∆Lw), respectivamente.

Os nossos produtos para isolamento acústico são os seguintes:

TECSOUND é uma folha sintética de alto desempenho para isolamento acústico, especialmente projetada para ruído aéreo, de impacto ou chuva em telhados metálicos e telhados ou pisos de madeira.

O Tecsound pode ser aplicado em:

 

  • Isolamento de ruído aéreo em paredes verticais de baixa massa superficial (placas de gesso cartonado, divisórias leves ou painéis de diversos materiais).
  • Isolamento de ruído aéreo em tetos e coberturas de luz.
  • Redução do nível de ruído de impacto e vibrações em todos os tipos de pisos, na formação de pisos flutuantes.
  • Redução do nível de ruído de impacto e ruído de passos em pisos de parquet, laminados e plataformas.
  • Isolamento do ruído produzido por agentes atmosféricos (chuva, granizo ou vento) em telhados leves (telhados metálicos e de madeira).

 

TEXFON é uma folha de feltro de poliéster não tecido ou não tecido acoplada a uma proteção betuminosa projetada para isolamento de ruídos de impacto em pisos, sob argamassa ou diretamente sob parquet, pisos e pisos laminados.

 

Por outro lado, para o condicionamento acústico, é apropriado utilizar materiais porosos de baixa densidade, com certa resistividade ao fluxo de ar, e que também devem permitir diferentes formas e acabamento estético.

Caracterizam-se pelo seu coeficiente de absorção acústica α.

O FIBRO-KUSTIK é o nosso produto especializado para condicionamento acústico. É uma placa à base de aparas misturada com cimento, ideal para reduzir o eco e a reverberação em todo o tipo de espaços, conseguindo um maior conforto acústico interior.

Quer sejam utilizados como painéis de teto, divisórias de ambientes, elementos de parede ou como tratamento geral de paredes e tetos, os painéis Fibro-Kustik melhoram a acústica interior de qualquer espaço, criando conforto natural em edifícios residenciais, comerciais, industriais ou residenciais. Graças à sua estrutura de poros abertos com numerosas cavidades, atingem valores de absorção acústica muito elevados. A textura especial da superfície dos painéis de fibra de madeira oferece um grande número de possibilidades de design.