MAIOR EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

A renovação de um edifício pode contribuir significativamente para melhorar a sua eficiência energética em vários aspetos: 

ISOLAMENTO TÉRMICO

Melhorar o isolamento térmico de um edifício pode reduzir significativamente a quantidade de energia necessária para aquecer ou arrefecer o espaço. Ao melhorar o isolamento em paredes, tetos e janelas, a perda de calor no inverno e a entrada de calor no verão podem ser reduzidas, reduzindo a necessidade de sistemas de aquecimento ou refrigeração. Na Soprema temos vários produtos para isolamento térmico: Sopra XPS (isolamento à base de poliestireno extrudido), Sopra EPS (isolamento à base de poliestireno expandido), Univercell (isolamento feito com pasta de celulose a partir de papel de jornal reciclado), Pavatex (isolamento em fibra de madeira), Soprareflect (isolamento térmico reflexivo) e Efigreen® (isolamento térmico rígido de espuma de poliisocianurato (PIR))

A nossa extensa gama de isolamento térmico é composta por isolamentos de diferentes composições e específicos para diferentes situações de construção, mas tem uma característica comum: é ecológico tanto na medida em que tem um teor reciclado muito elevado como é reciclável, é um exemplo de economia circular.

Falando em sustentabilidade, importa referir que os nossos isolamentos orgânicos, tanto Pavatex como Univercell, têm uma pegada de carbono negativa, pelo que são um bom contributo para a construção sustentável. 

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS

A reabilitação pode também permitir a incorporação de fontes de energia renováveis, como painéis solares ou turbinas eólicas, na conceção do edifício. A integração de sistemas de energias renováveis pode ajudar a reduzir a dependência da eletricidade proveniente de fontes fósseis e a reduzir a pegada de carbono. Na Soprema dispomos dos suportes de painéis fotovoltaicos Soprasolar®, que permitem instalar os painéis nas superfícies das coberturas sem danificar o suporte ou a impermeabilização existente. 

IMPERMEABILIZAÇÃO

A impermeabilização de um telhado também pode contribuir para a eficiência energética dependendo do material utilizado. Dispomos de impermeabilização Cool Roof, que reduz a temperatura que penetra no interior do edifício e permite poupanças energéticas. Diferentes tipos de material podem ser usados para telhados Cool, como impermeabilização sintética, com chapas TPO (Flagon EP/PR Energy Plus) ou PVC (Flagon®® SR Energy Plus), ou folhas de impermeabilização betuminosa com função descontaminante, como chapas D-Tox, ou revestimento impermeabilizante híbrido Campolin Neo Blanco ou revestimento à base de acrílico Campolin® Fiber Blanco®.