Coberturas planas

O QUE SÃO COBERTURAS PLANAS?

As coberturas planas são frequentemente usadas em edifícios comerciais e residenciais de vários andares. Muitas vezes, são construídos com materiais impermeáveis para evitar que a água se infiltre no edifício. Além disso, geralmente têm uma camada de isolamento térmico para ajudar a manter a temperatura interior do edifício.

É importante salientar que, embora sejam chamados de "planas", elas na verdade têm uma ligeira inclinação para permitir que a água da chuva escorra para os ralos. As coberturas podem ser classificadas de acordo com o seu uso e acabamento em: coberturas não transitáveis, técnicas ou de manutenção, coberturas pedonais ou mesmo para veículos ou coberturas verdes.

ESTANQUIDADE À ÁGUA

A estanqueidade é uma consideração importante na construção de qualquer tipo de cobertura, e especialmente em coberturas planas, porque não têm uma inclinação íngreme para drenar a água da chuva.

Portanto, uma das principais preocupações ao projetar uma cobertura plana é certificar-se de que é impermeável à água. A falta de impermeabilização pode levar a problemas com infiltração de água e danos à estrutura do edifício.

Por esta razão, as coberturas planas são muitas vezes construídos com materiais resistentes à água, como membranas impermeabilizantes de alta qualidade, selantes e massas, que são aplicados sobre uma base firme e plana. Técnicas especiais de selagem também são usadas em juntas e pontos singulares, como cantos e zonas de passagem, para evitar a infiltração de água. 

Além disso, é importante realizar manutenções regulares no deck plano para garantir que este permaneça impermeável à água. Deverão ser feitas inspeções regulares, limpeza de ralos e remoção de detritos, e reparação ou substituição de quaisquer materiais que estejam danificados ou desgastados.

 

QUE TIPOS DE IMPERMEABILIZAÇÃO EXISTEM?

Existem vários tipos de impermeabilização que podem ser aplicados numa cobertuta plana, e a escolha dependerá do tipo de edifício, orçamento, clima e outros fatores. Alguns dos tipos mais comuns são:

  • Membarnas de asfalto: na SOPREMA oferecemos uma vasta gama de membranas betuminosas, feitas com betume de plastomérico APP ou betume elastómero SBS. Entre estas membranas pode encontrar uma vasta gama de opções dependendo do desempenho ou necessidades: sistema de duas camadas, membranas auto-protegidas, sistemas de alto desempenho com a gama Elite ou com funcionalidade D-Tox.
  • Membranas sintéticas: este tipo de membranas pode ser feita de PVC ou TPO, são instaladas flutuantes ou por fixação mecânica e adaptam-se à superfície da cobertura. São fáceis de instalar, resistentes e têm boa durabilidade. Além disso, a SOPREMA possui membranas com efeito Cool Roof, tanto em PVC como em TPO, as membranas Energy Plus são uma boa opção se pretende uma superfície branca para refletir o calor, aumentar a eficiência energética da cobertura e contribuir para mitigar as ilhas de calor urbanas.
  • Membranas líquidas: A impermeabilização líquida adere à superfície da cobertura formando uma camada contínua e sem costuras. É fácil de aplicar em superfícies complexas e tem boa durabilidade. São uma excelente escolha em coberturas com geometrias irregulares. Na SOPREMA dispomos de 4 tipos de impermeabilizantes líquidos que podemos diferenciar de acordo com a composição química e a tecnologia utilizada no seu fabrico:

    • Impermeabilização à base de acrílico: são produtos à base de água com uma excelente relação qualidade/preço, isentos de solventes, não permitem o contacto com água estagnada e são de duração limitada. Estes são o Campolin® e o Campolin® Fiber.
    • Impermeabilização híbrida de poliuretano em dispersões acrílicas: esta tecnologia tem todas as vantagens do poliuretano sem as desvantagens relacionadas com componentes voláteis, são resinas com muito baixo teor de componentes voláteis e sem solventes, o que as torna adequadas para aplicação interior enquanto são duráveis e podem estar em contacto permanente com a água, A SOPREMA dispõe do Campolin® Neo com certificado de potabilidade e com ETE.
    • Impermeabilização à base de poliuretano: A SOPREMA tem a gama Alsan® Pur, com esta gama temos sistemas de selagem de alto desempenho e duráveis e destacamo-nos pela sua maior flexibilidade, elasticidade, resistência às intempéries, vida útil, aderência e melhor resistência química em comparação com os sistemas acrílicos. Estes sistemas também podem ser aplicados em condições adversas e podem exigir menos camadas para obter uma proteção eficaz.
    • Impermeabilização à base de polimetmetametacrilato (PMMA): a gama de PMMA da SOPREMA é a que apresenta maior desempenho e durabilidade, as diferentes resinas que compõem os sistemas desta gama têm a vantagem diferenciadora da rapidez de secagem e colocação em funcionamento da impermeabilização, estes sistemas permitem a impermeabilização de uma cobertura num dia de trabalho.

  • Impermeabilização à base de argamassa: a camada de argamassa gera uma camada impermeável flexível para coberturas e varandas. Na SOPREMA oferecemos as gamas de argamassas Sopralastice Sopradry.

Cada tipo de impermeabilização tem as suas vantagens e desvantagens, por isso é importante avaliar cuidadosamente as necessidades do projeto e as condições específicas do ambiente antes de escolher o tipo certo de impermeabilização e sistema para a cobertura plana.