Por que precisamos de Passivhaus em climas quentes

Sustentabilidade, Eficiência Energética e Ecologia na Construção/ Edificação

Neste post trazemos um artigo de Lloyd Alter, no Treehugger - meio digital especializado em sustentabilidade -  sobre a importância da Passivhaus em climas quentes  meio digital especializado em sustentabilidade.

O conceito Passivhaus é uma "venda" particularmente difícil em climas quentes, especialmente em locais com grandes variações de temperatura durante o dia, onde as casas são tradicionalmente projetadas com paredes grossas para inércia térmica e ventilação natural à noite. Nesses casos, o isolamento tende a ser esquecido.

 

PRIMEIRA ESCOLA PASSIVHAUS PLUS EM ESPANHA

 

Oliver Style tem uma consultora de energia em Barcelona que projeta edifícios Passivhaus para o clima mediterrâneo e apresentou alguns dos trabalhos de sua empresa, Praxis Resilient Buildings, no primeiro dia virtual da Conferência Anual da Passive House Network numa sessão intitulada "Keep Cool and Carry On". Nessa apresentação foram abordadas muitas dicas básicas que reduzem as temperaturas e podem funcionar de forma passiva, ou pelo menos sem sistemas ativos, como o ar condicionado. Os principais conceitos incluem:

  • Tenha em mente o clima local, pois projetar uma casa em áreas montanhosas como os Pirinéus, no norte da península, não é o mesmo que projetar uma casa na área costeira do Mediterrâneo.
  • Usar cores frias no exterior com alta refletância e alta emissividade, uma prática já muito comum e característica das cidades litorâneas
  • Acoplamento ao solo: Use menos isolamento no piso térreo para que o solo frio absorva o calor.
  • Reforce o isolamento do telhado. Barreiras radiantes podem ser úteis.
  • Inércia térmica e ventilação natural noturna: a maneira tradicional de se refrescar.
  • Use ventiladores de teto, mas lembre-se de que eles refrescam as pessoas, não os quartos.
  • Cuidado com os ganhos internos, especialmente dos sistemas de água quente sanitária! Lembre-se de que existem eletrodomésticos ou dispositivos eletrônicos que aumentam a temperatura interna. Até os ventiladores de teto aquecem a sala, embora refresquem as pessoas.
  • Cuide do design das aberturas com sistemas de sombreamento. Isso é de vital importância e muitas vezes é ignorado.

 

Mas chega-se a um ponto em que as técnicas passivas não são suficientes e são necessárias refrigeração ativa ou ar condicionado/bombas de calor. E é aqui que o design Passivhaus se torna ainda mais crucial. Com as ondas de calor que assolam o país a cada verão, o uso de eletricidade para resfriar as casas dispara a cada ano, coincidindo com uma época de recordes no preço da eletricidade.

 

PRIMEIRO EDIFÍCIO MULTI-FAMILIAR DA PASSIVHAUS NA GALIZA

Ver obra

 

O estilo expõe que em um projeto Passivhaus, a bateria térmica reduz os picos de demanda de energia e eleva os vales, reduzindo assim o stresse na rede elétrica. Style também comenta: "A inércia térmica não é mais suficiente, e as pessoas estão privadas de sono, cansadas, stressadas e nervosas". Assim, a ideia de Passivhaus é vendida com base no conforto: não há pontos quentes nas paredes, as janelas não deixam entrar muito calor e, mesmo que as janelas estejam fechadas para evitar a entrada de ar quente, há ar parado fresco do sistema de ventilação separado do sistema de refrigeração.

O design Passivhaus também reduz a infiltração de ar, uma fonte significativa de ganho e perda de calor. Em climas quentes não é tão grave como em climas frios, porque as diferenças de temperatura não são tão grandes. Mas Style observa que "reduzir a infiltração de ar em climas mediterrâneos costeiros de alta humidade pode ajudar a reduzir as cargas de resfriamento latentes quando o arrefecimento ativo está ligado e as janelas estão fechadas".

Está muito calor para confiar nas técnicas tradicionais e viver sem ar condicionado. Mas, por sua vez, ar condicionado ou ventiladores consomem energia e isso leva a um aumento dos gases de efeito estufa e o consequente superaquecimento da atmosfera.

É por isso que é necessário valorizar o Passivhaus, tanto em climas quentes como frios, pois é assim que tentamos evitar o calor e reduzir o uso de ar condicionado e reduzir a demanda de energia.

 

Fonte: Artigo Por que precisamos de Passivhaus em climas quentes, de Lloyd Alter em Treehugger.

 

PRIMEIRA PASSIVHAUS PLUS DE MADEIRA NA CATALUNHA