Selo More Sopra XPS

Sustentabilidade, e Ecologia na Construção/ Edificação

Ser mais sustentável na nossa cadeia produtiva é um objetivo global do grupo Soprema. Diariamente construímos um caminho na direção de um processo de fabricação ambientalmente mais consciente. É por isso que nos orgulhamos de termos obtido o selo MORE (Mobilized for Recycling) para o SOPRA XPS, que nos certifica como uma empresa que transforma plásticos em produtos reciclados e utiliza um modelo de negócios circular.

 

 

O selo MORE é um identificador desenvolvido pela European Plastics Converters (EuPC) com representação iberia através da Associação Espanhola de Fabricantes de Plásticos (ANAIP) que nos permite credenciar como uma empresa comprometida com a Economia Circular.

A nossa gama SOPRA XPS é um exemplo de estratégia sustentável e economia circular, onde uma tecnologia de reciclagem inovadora, que nos permite incorporar até 100% de matéria-prima reciclada, e processos de produção, com baixíssimas emissões de CO², permitem o fabrico de isolamento térmico com alto desempenho e durabilidade, com alta eficiência energética e proteção da edificação, contribuindo assim para tornar as edificações mais resistentes e duráveis ​​com material reciclável no final da vida útil da edificação.

O processo de produção do SOPRA XPS abre caminho para uma nova geração de produtos mais ecológicos, tanto em termos de fornecimento como de fim de vida. Além disso, o uso de materiais reciclados reduz a pegada de carbono dos produtos de construção, reduzindo a nossa dependência de materiais fósseis.

Na SOPREMA reduzimos o uso de matéria-prima fóssil e cumprimos o princípio 4R: Redução, Reutilização, Reciclagem e Recuperação.

 

 

O PROCESSO DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL DO SOPRA XPS

 

1. Chegada do poliestireno reciclável

Os materiais recicláveis, principalmente de alimentos ou embalagens de proteção e recipientes de poliestireno extrudado, chegam à fábrica na forma de briquetes ou fundidos, o que facilita o seu transporte.

 

2. Processo de reciclagem de poliestireno

Estes materiais são triturados e transformados em pequenas bolas de plástico através da nossa linha de produção dedicada à reciclagem de poliestireno. Este é o processo de extrusão pelo qual são obtidos os pellets de poliestireno reciclado.

 

 

3. Logística

A nossa capilaridade de locais de produção e reciclagem permitem distâncias máximas de transporte de 600 km com a consequente economia de emissões de CO2 3. Produção de SOPRA XPS.

Além disso, para o transporte de SOPRA XPS, não são utilizadas paletes. Em vez disso, usamos resíduos de produção como calços que são reutilizados no local. Com isso evitamos o desperdício de madeira no local, contribuindo também para a redução da pegada de carbono do nosso isolamento térmico.

 

4. Produção de SOPRA XPS

As placas de isolamento térmico SOPRA XPS são fabricadas através de um processo de extrusão. Bolas de plástico reciclado (pellets de poliestireno reciclado) são misturadas e aquecidas com aditivos na extrusora. Em seguida, é adicionado CO2 reciclado, que atua como agente espumante.

 

5. Recuperação de material residual do processo de produção

Os produtos não conformes ou mesmo os resíduos gerados durante o corte dos painéis isolantes são sistematicamente recuperados, ou seja, são reintroduzidos no processo de fabrico para evitar desperdícios.