A revalorização dos imóveis graças à reabilitação

Por que é tão importante reabilitar? Que vantagens pode oferecer?

A resposta pode ser múltipla, mas deve ser vista principalmente sob dois pontos de vista:

  • Valor estético
  • Valor funcional e reavaliação econômica

 

Valor estético

A reabilitação pode ser a oportunidade de dar uma nova imagem, uma nova abordagem estética ao edifício ou habitação, seja ela mais moderna e atual, seja com o toque artístico que lhe pretende dar. Pode usar a sua reabilitação como uma tela em branco para criar e projetar!

 

VALOR FUNCIONAL E REAVALIAÇÃO ECONóMICA

Deixando de lado a parte mais estética, a reforma de um edifício permite criar um ambiente térmico extra que certamente falta à maioria das casas portuguesas, dada a sua idade. Casas anteriores a 1990, nunca reabilitadas, muito provavelmente não possuem isolamento térmico.

 Um em cada cinco portugueses não consegue manter a casa quente, por falta de capacidade para pagar a fatura de energia (eletricidade ou gás). Os dados mais recentes do Eurostat, mostram que 18,9% da população portuguesa passa frio em casa, porque não tem dinheiro suficiente para o aquecimento - contra 6,9% de média europeia. 

É por isso que é tão importante dotar os edifícios de um isolamento térmico adequado. A incorporação de uma envolvente com sistemas de isolamento térmico (ETICS) contribui para melhorar a classificação energética do edifício, bem como a vedação de fugas e a eliminação de pontes térmicas. Como consequência, como resultado da aplicação destas medidas, consegue-se uma diminuição do consumo de eletricidade e energia, uma vez que não é necessário utilizar o aquecimento no inverno nem a climatização no verão de forma tão intensa e contínua. E, por sua vez, isso traduz-se em economia energética, financeira e uma maior sustentabilidade.

Desta forma, tanto uma renovação integral da imagem de um edifício como, sobretudo, uma melhoria do isolamento térmico, com o consequente aumento da classificação energética, favorecem a revalorização do imóvel. Pode-se afirmar, então, que a reabilitação energética é um investimento rentável pela poupança gerada e pela revalorização do edifício ou habitação. Segundo o Idealista, uma casa reabilitada pode aumentar o seu valor até 35%, dependendo da comunidade autónoma.

Em alguns países, como em França, já foi decretada uma nova medida em que a partir de 2023 será proibido alugar casas com isolamento térmico deficiente. Isto implica habitações com um consumo superior a 450 kW/h por metro quadrado por ano, o que equivale à classificação energética G.