Cobertura plana: conforto térmico no inverno e no verão

Tanto no verão como no inverno, as casas com cobertura plana podem beneficiar de um excelente isolamento térmico. Hoje, os novos edifícios precisam de responder a padrões de energia e isolamento cada vez mais rigorosos. Os edifícios com cobertura plana cumprem todos os requisitos para oferecer o melhor conforto possível.

 

 
conforto no invierno

No inverno, os telhados planos permitem que o sol penetre mais facilmente quando os seus raios são mais baixos.
Por outro lado, graças a uma cobertura plana, as perdas de energia devido à possível penetração de ar frio na habitação são mais limitadas, uma vez que a superfície de uma cobertura plana está em menor contacto com o exterior (a sua superfície é menor do que a de uma cobertura inclinado).

 

conforto no verão

No verão, as coberturas planas, nas nossas latitudes, limitam a penetração do sol.
Em comparação com as casas com coberturas inclinadas, as casas planas não têm sótãos que tendem a superaquecer no verão.
Para limitar o fenómeno de acumulação de calor que se observa na construção de edifícios com materiais tradicionais (tijolos, telhas, ardósias, etc.), também é possível utilizar outras tecnologias como materiais “Cool Roof” na cobertura plana. Estes refletem a energia solar e, assim, evitam o acúmulo de calor na cobertura, o que leva a uma diminuição da temperatura interna.

 

FOCO NA VENTILAÇÃO NATURAL

Para evacuar o ar quente que se pode acumular no interior da sua casa no verão, a sua cobertura plana pode ser equipada com clarabóias de abertura que permitem a ventilação natural do edifício. Motorizadas ou fechadas quando chove, existe agora toda uma gama destas aberturas. « E, se a instalação for feita corretamente, com as claraboias posicionadas corretamente, nem será necessário usar o ar condicionado », insiste Jean-Marie Caous, diretor técnico da BLUETEK, uma subsidiária do Grupo Soprema. A ventilação natural também reduzirá os poluentes (CO2, alérgenos, partículas finas, etc.) contidos no ar interno que você normalmente respira em sua casa.