Eficiência energética com Soprema

 

Tendo em conta o compromisso com a agenda 2030, a construção é mais sensível à transformação e à realização do edifício de consumo de energia quase nula (nZEB), ou de consumo zero, para reduzir a nossa pegada de carbono. Partindo da premissa de que 30 % das emissões de gases com efeito de estufa são geradas pelos edifícios, procura-se uma construção mais sustentável sendo cada vez mais comum os edifícios optarem pela certificação com selos como LEED, BREEAM, GREEN, PASSIVEHAUS ou Taxonomia Europeia. Existem inclusivamente projetos que procuram financiamento Next Generation, nos quais o LEVELS está envolvido como quadro de avaliação da sustentabilidade para limitar a procura de edifícios na Europa.

Dentro dos critérios de sustentabilidade, e especialmente na limitação do consumo de energia e das emissões de carbono, a eficiência energética desempenha um papel importante: uma grande percentagem das nossas vidas é passada em espaços fechados e estes devem também proporcionar-nos bem-estar e conforto com um consumo zero de energia, de acordo com os objectivos de descarbonização.

 A eficiência energética é alcançada através de uma combinação das seguintes estratégias::

  • A eficiência da envolvente térmica consiste em calcular o isolamento térmico necessário para cumprir a transmitância térmica da envolvente e com o objetivo de alcançar o Edifício de Energia Quase Nula (EECN), adaptando-se às alterações climáticas onde se prevê a exposição a ondas de calor cada vez mais intensas ano após ano. É também importante detetar e evitar as pontes térmicas, pontos onde perdemos ou ganhamos temperatura consoante a estação do ano.

A incorporação de novos isolamentos térmicos pode ser efectuada no exterior ou no interior da casa, em função da morfologia das fachadas ou das coberturas e/ou das limitações de espaço que possam existir.

  • A substituição de janelas pouco eficientes do ponto de vista térmico por outras com eficiência térmica ajuda a poupar energia até 20%. Estas janelas devem garantir a hermeticidade, vidros de qualidade com boa capacidade de isolamento e perfis com rutura de pontes térmicas.
  • Utilização de equipamentos de ar condicionado eficientes e de baixo consumo.
  • Por último, a integração de fontes de energia renováveis para alcançar a independência energética face aos combustíveis fósseis.

Na Soprema, estamos empenhados na construção sustentável e na eficiência energética, fornecendo soluções eficientes. Para limitar a procura de energia, dispomos de uma vasta gama de isolamentos térmicos em fibra de madeira orgânica, como o PAVATEX, e de isolamentos em XPS com material reciclado e reciclável, o SOPRA XPS.

 


 

Projeto Lilu’s House

O projeto, denominado Lilu's House, situado em Abrera, sede da House Habitat e unidade de investigação para empresas e universidades, é o primeiro projeto certificado Passivhaus Plus na Catalunha construído em madeira.

A casa passiva de 176,95 m2 é constituída por 2 pisos, com uma conceção compacta, e a envolvente é composta por uma cobertura inclinada, fachada ventilada e ETICS.

O certificado Passivhaus é a norma alemã mais reconhecida com o objetivo de conseguir casas com um consumo energético quase nulo, com critérios técnicos e construtivos centrados no acondicionamento térmico de espaços confortáveis e saudáveis, bem como na poupança de energia.

A categoria Plus é a mais exigente em termos de eficiência energética dos edifícios, uma vez que exige que a procura de energia renovável não ultrapasse os 45 kWh/m² por ano, e este edifício não ultrapassará os 42 kWh/m² por ano. O isolamento térmico da envolvente do edifício (pavimento, fachadas e cobertura) é um dos princípios fundamentais da norma: um edifício bem isolado mantém o calor no inverno e evita-o no verão.

No projeto, foi instaldo o SOPRA XPS com 120 mm na laje de fundação e nas paredes iniciais. O poliestireno extrudido proporciona uma elevada inércia térmica e a possibilidade de reduzir as pontes térmicas, garantindo uma maior redução dos custos de aquecimento e evitando danos nas camadas dos elementos e no próprio edifício. Este material cumpre os critérios da Passivhaus e oferece também uma série de características que o tornam ideal para estes requisitos:

  • O SOPRA XPS tem uma excelente condutibilidade térmica de 0,033 W/(mK), proporcionando um isolamento eficaz que se mantém ao longo da sua vida útil e absorve as mudanças bruscas de temperatura.
  • As pontes térmicas, as áreas onde é provável que se perca energia, podem ser controladas no Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior ETICS, alinhando-se assim perfeitamente com outro dos princípios-chave da norma Passivhaus.
  • A elevada durabilidade devido à resistência mecânica e a baixa absorção de água, ajuda a prevenir a humidade no interior do edifício e evita perdas de energia. Estima-se que mantenha as suas propriedades durante pelo menos 30 anos após a sua aplicação e utilização.
  • O XPS e ideal para o Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior e em estruturas enterradas, em elementos em contacto com o solo, por tratar-se de uma estrutura celular fechada. É um material hidrófugo, com uma absorção de água inferior a 0,7% testada em laboratório por imersão total e uma absorção de água por difusão inferior a 3%. Esta caraterística evita sobretudo o aparecimento de humidade devido à condensação entre camadas do elemento construtivo e para o interior do edifício. Assegura também a estabilidade do material de acabamento exterior, evitando o aparecimento de manchas, descamação e eventual descolamento.
  • Com uma resistência à compressão superior a 300 kPa, o SOPRA XPS é capaz de suportar as cargas de um edifício deste tipo e é, por isso, ideal para ser instalado na laje de fundação. Também são possíveis resistências de 500 kPa e 700 kPa para requisitos de carga de utilização mais elevados, como em edifícios industriais e de maquinaria de grandes dimensões.
  • A elevada rigidez do XPS, devido à estrutura celular, proporciona uma elevada resistência mecânica, superior à de outros isolantes térmicos. Esta caraterística torna-o ideal para aplicação em fachadas, sendo mais adequado para proteção contra impactos e estabilidade quando instalado com fixações mecânicas.
  • É um produto sustentável não só porque a sua própria função isolante permite obter conforto interior através da redução do consumo de energia, mas também devido à sua longa vida útil, que reduz a substituição do material durante a utilização do edifício, diminuindo as emissões de CO2 provenientes do fabrico, transporte e instalação de novos materiais.

 

Empenhada na descarbonização, a Soprema incorpora cada vez mais estratégias de economia circular: até 70% de conteúdo reciclado é incorporado no fabrico do XPS, utilizando material de poliestireno reciclado e o gás CO2 utilizado para a expansão do produto. Como o melhor resíduo é aquele que não é gerado, o fabrico deste material é muito limpo, não existindo resíduos durante o processo.

Trata-se também de um produto 100% reciclável com possibilidades de ser reutilizado no fabrico como painel isolante ou mesmo em múltiplos campos de aplicação.