Impermeabilização de canais de rega, uma solução para as fugas de água

Nos últimos anos, temos assistido a um aumento significativo das temperaturas e da intensidade das secas durante os meses de verão. Estas alterações climáticas extremas colocam sérios desafios ao abastecimento de água, especialmente no setor agrícola, onde a rega desempenha um papel crucial na produção de alimentos. Uma das formas mais eficazes de resolver esta situação é através da impermeabilização dos canais de rega, uma medida que pode ajudar a mitigar as perdas de água e promover uma utilização mais eficiente deste valioso recurso.

 

Estes são alguns dos benefícios da impermeabilização dos canais de rega: 

Redução das perdas de água: Um dos benefícios mais importantes da impermeabilização dos canais de rega é a redução significativa das perdas de água durante o transporte. Os canais que não são impermeabilizados têm frequentemente fugas e infiltrações ao longo do seu comprimento, resultando numa perda considerável de água. Ao impermeabilizar os canais, esta fuga é minimizada e garante que a quantidade máxima de água chega às culturas.

Aumento da eficiência do fornecimento de água: Ao evitar perdas de água nos canais de rega, a eficiência do fornecimento de água às culturas é melhorada. Isto significa que a quantidade de água disponível para a rega é utilizada de forma mais eficaz e que a sua utilização é maximizada.

Poupança de custos e recursos: Ao reduzir as perdas de água, os agricultores terão de retirar e bombear menos água de fontes de abastecimento como rios ou poços. O que significa um menor consumo de energia para bombear e uma diminuição dos custos associados. Além disso, ao utilizar a água de forma mais eficiente, minimiza-se a necessidade de investimentos adicionais em infra-estruturas de rega para compensar as perdas.

Conservação e sustentabilidade da água: Em regiões onde a quantidade de água disponível é limitada, cada gota conta. A redução das perdas nos canais preserva um recurso valioso e assegura a sua disponibilidade para utilizações futuras. Além disso, a utilização mais eficiente da água alivia a pressão sobre as fontes naturais de água, como os rios e os aquíferos, que são frequentemente afetados pelo aumento da procura em tempos de seca. 

Melhoria da qualidade da água: Os canais de rega que não sejam impermeáveis podem estar sujeitos a infiltrações indesejadas de água, tais como águas subterrâneas contaminadas ou sais dissolvidos. Estes contaminantes podem afetar a qualidade da água utilizada na rega, o que, por sua vez, pode prejudicar o crescimento das culturas e reduzir a produtividade agrícola. Ao impermeabilizar os canais, evita-se a entrada de água indesejada e mantém-se uma melhor qualidade da água de rega, favorecendo o desenvolvimento ótimo das culturas.

 

 

Na Soprema dispomos de vários produtos e técnicas para a impermeabilização de canais: 

Geomembranas: Na Soprema dispomos de membranas sintéticas impermeáveis em policloreto de vinilo (PVC): como o Flagon® CSL, Flagon® Geop ou Flagon® A . Estas membranas são instaladas no fundo e nas laterais dos canais de rega para evitar a infiltração de água.

Impermeabilização líquida: São revestimentos à base de poliuretano aplicados em camadas na superfície do reservatório. São resistentes às intempéries e à corrosão e têm uma boa aderência à superfície. De toda a nossa gama de impermeabilização líquida, Texpur é o produto ideal para reservatórios, tanques e canais de rega.

 

A impermeabilização de canais de rega surge como uma solução eficaz para resolver as perdas de água durante os períodos quentes e secos. Ao reduzir as fugas e melhorar a eficiência da rega, esta prática promove uma utilização mais sustentável e responsável da água, especialmente no setor agrícola.