Pontes térmicas e sobreaquecimento em construções Passivhaus

 

Edíficios Passivhaus são edifícios projetados com altos padrões de eficiência energética, com o objetivo de minimizar a necessidade de aquecimento e resfriamento mecânico. Estas casas foram concebidas para evitar fugas de ar indesejadas para o exterior e para que o ar interior seja filtrado através de um sistema de ventilação mecânica com recuperação de calor. Para manter o ar dentro da casa, a Passivhaus utiliza um sistema de ventilação mecânica com recuperação de calor (MVHR). Este sistema puxa o ar úmido e velho da casa e o substitui por ar fresco e filtrado do lado de fora.

 

PONTES TÉRMICAS


Para que tudo isto funcione, existe um elemento muito importante que deve ser levado em consideração: as pontes térmicas. Em Passivhaus, as pontes térmicas são um grande problema, uma vez que podem comprometer a eficiência energética do edifício e afetar a qualidade do ar interior. As pontes térmicas são áreas na envolvente de um edifício onde o isolamento é interrompido, o que pode causar perdas de calor significativas e aumentar o risco de condensação. Para evitá-los, materiais de alta qualidade e técnicas construtivas especiais são usadas ​​em áreas críticas do envelope do edifício. Isto inclui o uso de isolamento térmico contínuo em torno de elementos estruturais, como ETICS, a eliminação de pontes térmicas nas juntas, através de materiais de vedação, e a integração cuidadosa de janelas e portas na envolvente do edifício.

 

SOBREAQUECIMENTO
Por outro lado, outro grande fator a considerar na construção de Passivhaus é o sobreaquecimento. Há uma tendência a pensar que as casas passivas são projetadas para climas frios, para aquecer durante o inverno. Mas em climas quentes, como em muitas regiões da Portugal, o efeito contrário é igualmente importante: manter o frio durante o tempo quente e, da mesma forma, evitar ou superaquecer o edifício. Para evitar ou superaquecer em um Passivhaus, várias estratégias de projeto e construção podem ser usadas:

  • Instale sombreamento nas persianas externas e evite persianas grandes no lado sul da casa, onde o sol é mais direto.
  • Use vidro de baixa emissividade e películas solares para reduzir a quantidade de calor que entra pelas janelas.
  • Use materiais com capacidade de armazenar calor, como concreto, nas paredes internas para absorver e reter o calor durante o dia e liberá-lo lentamente à noite. Neste caso, podem ser utilizados materiais como as novas argamassas impermeabilizantes Soprema.
  • Uso de ventilação noturna, que envolve a abertura das janelas durante a noite para permitir a entrada de ar fresco na casa e resfriar a estrutura.
  • Uma orientação adequada da casa durante a fase de projeto do projeto.
  • Uso de cobertura verde na cobertura para reduzir a quantidade de radiação solar que atinge a superfície.
  • Escolha criteriosa de materiais de isolamento térmico para a envolvente do edifício que irão atenuar o calor no verão e o frio no inverno.