Rooftex V e o material reciclado

O setor têxtil é um dos que mais gera resíduos. Atualmente no setor da moda apenas 1% do material é reciclado. E estima-se que 73% das roupas acabem em aterros sanitários ou incineradas. Por isso, e por ocasião do Dia Mundial da Reciclagem, queremos falar de um dos nossos produtos com maior componente de material reciclado, incluindo os têxteis. É sobre o geotêxtil Rooftex V.

Rooftex V É um geotêxtil não tecido elaborado com uma percentagem superior a 95% de fibras de poliéster recicladas. Especificamente, possui dois tipos de materiais reciclados:

  • Material triturado: de restos têxteis, como cortinas, camisas ou outros elementos. Para obter o material reciclado, o produto é cortado, aberto e convertido em tecido de fibra por meio de processos mecânicos.
  • Material do produtor: de garrafas e recipientes PET (Polietileno Tereftalato). Para obter as fibras, o plástico deve ser derretido até o estado líquido e depois moldado em fibras.

 

É justamente essa variedade de produtos que proporciona tonalidades variáveis ​​nos rolos, já que são misturadas fibras de diversas cores. Rooftex V contém maior porcentagem de fibras de produtos PET e, portanto, atinge um alto desempenho que o torna uma membrana adequada para aplicação em obras civis (estradas, construções ferroviárias, canais, etc.) .

 

Além disso, podemos afirmar que em nosso centro de produção de geotêxteis, 80% do material com o qual as fibras são obtidas é reciclado. Isso se deve à política de reciclagem da Soprema para dar outra vida aos resíduos e, assim, evitar que alguns produtos do setor têxtil acabem em lugares como o maior depósito de roupas usadas do mundo, localizado no deserto de Atacama, no Chile.