Condutibilidades térmicas dos isolamentos térmicos (EN 12667) 

 

A principal característica de qualquer material isolante térmico é a condutibilidade térmica (lambda,λ). 

A condutibilidade térmica de um produto de isolamento térmico associado à sua espessura determina a respetiva resistência térmica (RD), que se traduz pela capacidade do material em se opor à passagem do calor. 

O valor declarado da condutibilidade térmica obtém-se a partir do arredondamento (0,001 W/m·K) do valor estatístico que representa 90% dos produtos e 90% do valor declarado. Por exemplo: l90/90=0,0343 [W/(m·K)] implica um valor declarado para a condutibilidade térmica de lD=0,035 [W/(m·K)] 

Para os produtos com norma EN de produto exige-se que o fabricante declare tanto a condutibilidade térmica do material como a sua resistência térmica, associada à espessura do produto particular. Ambos os valores devem estar incluídos na marcação e na etiqueta do produto. 

O SOPRA XPS apresenta excelentes propriedades isolantes. A sua baixa condutividade térmica e, em consequência, a sua elevada resistência térmica, proporcionam um isolamento térmico ótimo, permitindo uma grande poupança de energia.

Os produtos estão certificados pela Aenor (marca N) e cumprem as exigências do Código Técnico da Edificação (CTE).


Os valores atuaís de condutibilidade térmica (lambda,λ) da gama de isolamento térmico de poliestireno extrudido SOPRA XPS são os seguintes: 

0,033 W/m.k (40-60 mm)

0,035 W/m.k (70-100 mm)

0,036 W/m.k (120 mm)

Consulte a nossa gama de Isolamento Térmico XPS, onde poderá descarregar os certificados e outra documentação técnica

 

SOPRA XPS, ISOLAMENTO TÉRMICO DE LONGA DURABILIDADE 

 

SOPRA XPS é um isolante térmico de poliestireno extrudido com uma estrutura celular fechada, o que confere ao produto uma elevada resistência mecânica e uma absorção de água zero. Estas propriedades conferem ao SOPRA XPS uma durabilidade excecional.

 

Tanto na reabilitação como na construção nova, é muito importante que os materiais utilizados sejam duráveis e mantenham as suas propriedades ao longo dos anos. Ninguém gosta de fazer reparações quando as últimas renovações da sua casa acabam de ser concluídas.

 

Em termos de durabilidade, o poliestireno extrudido é o material isolante da estrela. Estudos sobre áreas altamente expostas ao clima, como telhados de construção, mostraram isso mesmo. O XPS devidamente instalado mantém as suas propriedades inalteradas após pelo menos 30 anos de utilização.

 

O XPS tem uma resistência mecânica muito maior do que outros isoladores térmicos, resultando numa longa vida útil e na sua capacidade de suportar as cargas de utilização:

 

+ resistência à compressão para cargas de pontos de curto prazo a 10% de deformação

+ força de tração

+ resistência à tesoura

+ 50 anos de compressão com 2% de deformação máxima

 

XPS é usado para múltiplas aplicações. Os edifícios isolados com SOPRA XPS são edifícios muito eficientes em termos energéticos, pois permitem uma grande poupança de energia, mantendo o mais alto nível de conforto dentro tanto no verão como no inverno. Graças ao elevado poder isolante do póssio extrudido SOPRA XPS, o consumo de energia necessário para o ar condicionado da casa, seja com aquecimento ou com ar condicionado, é drasticamente reduzido.

 

O pólipo extrudido SOPRA XPS não só ajuda a manter a energia e a proteger o ambiente, como também ajuda a proteger o edifício de uma potencial humidade e rutura de outros materiais, reduzindo as expansões de mudanças repentinas de temperatura, ajudando a tornar os edifícios mais resistentes.

 

Além disso, o XPS, graças à sua absorção de água quase nula, mantém as propriedades isolantes térmicas ao longo do tempo. Isto significa que poderá isolar termicamente e, portanto, manter o conforto da casa, ao longo da vida do edifício, evitando desperdícios de energia desnecessários. Além disso, a sua longa durabilidade garante que não serão necessárias novas capacidades de fabrico, transporte e comissionamento, com todas as emissões de CO 2 e o consumo de energia que isso implica.