A indústria da construção está cada vez mais preocupada com o ambiente, devido ao consumo de recursos naturais como as matérias-primas e o desperdício de resíduos ao longo do ciclo de vida dos produtos de construção.

Na Soprema propusemos abordar a origem do problema diretamente, aproveitando o potencial dos materiais reciclados. O processo de produção de hoje, a SOPRA XPS, abre caminho a uma nova geração de produtos mais ecológicos, tanto em termos de oferta como de fim de vida. Além disso, o uso de materiais reciclados reduz a pegada de carbono dos produtos de construção, reduzindo ao mesmo tempo a nossa dependência de materiais fósseis.

Na SOPREMA reduzimos o uso de matéria-prima fóssil e cumprindo o principio 4R: redução, reutilização, reciclagem e recuperação.

 

 

O SOPRA XPS é ECO sustentável ao longo de seu ciclo de vida.

Inovamos para reduzir a pegada de carbono na indústria do XPS.

O SOPRA XPS é a gama fabricada com a maior percentagem de matéria prima reciclada da indústria do XPS, sendo também 100% reciclável ao lonfo do seu ciclo de vida. 


As etapas de produção e distribuição foram também adaptadaa, implementando uma produção com CO2 reciclado e garantindo que a localização das nossas fábricas de produção e reciclagem permite distâncias máximas de transporte de 600 km com a consequente economia nas emissões de CO2.

Conseguímos também um desperdício zero em obra com o transporte feito sobre XPS e com o arpoveitamento dos resíduos da produção usados em obra.

CINCO PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONTEÚDO RECICLADO

 

1. O que significa “conteúdo reciclado” ou “conteúdo de material reciclado”?

Geralmente são materiais transformados de forma a serem reintroduzidos em um ciclo de produção para a fabricação de novos produtos. Normalmente, essa abordagem evita que esses materiais sejam enviados para aterros sanitários ou sejam usados ​​para outros fins de recuperação mais poluentes.

2. Sabia que o plástico nº 6 é reciclável?

Copos de isopor, pratos, tigelas, bandejas de vegetais ou carne e embalagens de proteção para alimentos, eletrônicos e eletrodomésticos, etc. - esses são alguns exemplos de objetos de poliestireno que são recicláveis ​​e, por pertencerem à família nº 6 do plástico, eles representam a maior parte do poliestireno reciclado em SOPRA XPS.       

Os cobiçados materiais de poliestireno (PS) vêm principalmente de embalagens de alimentos ou de proteção e recipientes feitos de poliestireno extrudido (XPS) ou expandido (EPS). O fato de o material estar contaminado com resíduos de alimentos não é um problema.

Devido à falta de conscientização do consumidor e uma vez que a maioria das instalações de reciclagem ainda não os recolhe, os materiais de poliestireno, embora recicláveis, tendem a acabar no lixo.

 

3. Como a SOPREMA consegue reciclar o poliestireno?

Desde a chegada do poliestireno reciclado à produção de placas isolantes, seguem-se algumas das principais etapas do processo de fabricação dos produtos SOPRA XPS:

 

Chegada do Poliestireno Reciclável

Os materiais recicláveis ​​chegam à fábrica em sua forma original, seja em fardos ou adensados. O poliestireno densificado apresenta-se geralmente na forma de blocos, bobinas ou lingotes, o que facilita o seu transporte.

 

Processamento de Poliestireno

Esses materiais são então triturados e transformados em pequenas bolas de plástico por meio de nossa linha de produção dedicada à reciclagem de poliestireno. Este é o processo de extrusão da bola de plástico.

Recuperação de material residual da produção

Produtos não conformes ou mesmo resíduos gerados durante o corte de placas de isolamento são sistematicamente recuperados, ou seja, reintroduzidos no processo de fabricação para evitar desperdícios.

 


4. Sabia que a planta SOPRA XPS visa o desperdício zero?

As fábricas de SOPRA XPS do Grupo Soprema visam alcançar zero resíduosnoseu  processo produtivo. Como parte de uma mentalidade de grupo de eco-eficiência,o processo defabrico foi concebido para minimizar as perdas na fonte e reintroduzir eficientemente os resíduos no ciclo de produção. Além disso, a ecologia industrial sob a forma de intercâmbio e colaboração com vários parceiros externos promove a reciclagem e valorização de resíduos.

 

5. Sabia que os produtos SOPRA XPS são recicláveis ​​no final de sua vida útil?

Os resíduos gerados nas obras, bem como os produtos que chegam ao fim de sua vida útil, são recicláveis. Os produtos SOPRA XPS pertencem assim ao plástico nº 6 e serão sempre reciclados.

CONTEÚDO RECICLADO EM PRODUTOS SOPRA XPS


Os esforços para promover uma compra mais responsável e otimizar o processo de fabricação da fábrica contribuíram para aumentar significativamente a taxa de conteúdo reciclado na linha de produtos SOPRA XPS *.

  • O conteúdo reciclado pós-consumo e pré-consumo de acordo com os padrões ISO 14025 para os produtos SOPRA XPS direcionados é de 24% a 43% [3].
  • O conteúdo total reciclado, incluindo a recuperação de sobras e produtos não conformes no processo de fabricação para toda a linha de produtos SOPRA XPS pode chegar a 100%

 

* O conteúdo reciclado varia de acordo com a faixa de compressão. O conteúdo reciclado global é composto por uma parte do conteúdo pós e pré-consumo e outra parte que contabiliza o valor de recuperação da fabricação. Leia nosso Certificado de Conteúdo Reciclado disponível em www.soprema.pt

 

 

CONTEÚDO RECICLADO DECLARADO


Para facilitar a compreensão do conteúdo reciclado, é importante definir os termos “pré-consumidor” e “pós-consumidor”, que representam o conteúdo verificado, e o termo “recuperação”, que representa o conteúdo declarado.

  • Pré-consumidor: Refere-se aos materiais desviados do fluxo de resíduos durante o processo de fabricação. Exclui o reaproveitamento de materiais, como os resultantes do reprocessamento e reafiação ou resíduos gerados durante o processo; materiais que podem ser recuperados no mesmo processo que os gerou.
  • Pós-consumo: Refere-se a materiais gerados por residências ou instalações comerciais, industriais ou institucionais em sua função de usuário final do produto e que não podem mais ser utilizados para a aplicação para a qual foram projetados. Isso inclui devoluções de materiais da cadeia de distribuição.
  • Recuperação: É a ação de reintroduzir ou recuperar produtos ou materiais residuais gerados pelos produtos ou pelo mesmo processo de fabricação para obter novos materiais e evitar sua eliminação (ou seja, aterro ou incineração).

Dependendo dos requisitos dos padrões ISO 14025, o método para calcular o conteúdo reciclado e a folha de certificação não pode incluir a parte de recuperação. Como os produtos não-conformes e os resíduos da linha de produção SOPRA XPS são originários do mesmo processo, é impossível contabilizar a parte dos materiais recuperados (reintroduzidos) durante a fabricação do produto.

Por uma questão de transparência, SOPREMA apresenta a parte do conteúdo reciclado verificado (de acordo com os padrões ISO) separadamente, em comparação com o conteúdo declarado que inclui a parte dos materiais recuperados (reintroduzidos) durante a fabricação do produto. Seguindo essa mesma lógica, o conteúdo incluindo a recuperação é, portanto, verificado separadamente, mas não é apresentado na Declaração Ambiental de Produto (DAP).

  

Consulte as nossas CERTIFICAÇÔES