Campolin® Neo, certificados e prestações
O desenvolvimento de novas tecnologias mais limpas e produtos para potenciar a redução de emissões chegou também à impermeabilização líquida.
A poupança e eficiência energética têm um papel fundamental na Estratégia de Descarbonização a Longo Prazo (ELP 2050), diretamente ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. O seu objetivo é limitar os aumentos de temperatura, reduzindo urgentemente as emissões, contribuindo assim para o avanço em outras metas, como a melhoria da saúde das pessoas, a criação de emprego digno, a produção e consumo responsáveis, e a conservação do ambiente e da biodiversidade.
Os fundos de recuperação da União Europeia permitirão mobilizar um volume de investimento sem precedentes, fomentando transformações e reformas estruturais dirigidas a acelerar a transição para uma economia e sociedade climáticamente neutras.
Atualmente, existem excelentes tecnologias para impermeabilização líquida, mas muitas contêm substâncias perigosas e elevadas quantidades de COV’s (Compostos Orgânicos Voláteis).
Os produtos à base de água, como os impermeabilizantes acrílicos, posicionam-se como uma das opções mais sustentáveis para o futuro. Tradicionalmente, os produtos acrílicos têm sido muito usados por todo o tipo de aplicadores, devido à facilidade de utilização, por serem à base de água, e pelas suas propriedades de durabilidade contra agentes externos, como a elevada resistência aos raios UV. Em contrapartida, apresentam menor flexibilidade e resistência à água estagnada do que outras tecnologias.
Por isso, e com o objetivo de contribuir para uma construção mais sustentável e segura, nos últimos anos surgiu uma nova tecnologia para impermeabilização líquida: a fórmula híbrida entre a tecnologia acrílica e o poliuretano.
Com esta tecnologia híbrida dá-se um passo em frente nas prestações dos produtos à base de água, obtendo-se produtos com as melhores características do poliuretano e uma durabilidade do sistema muito superior, aumentando assim o seu ciclo de vida e, consequentemente, melhorando ainda mais o seu impacto ambiental, já de si muito reduzido.
Produtos como o Campolin® Neo, obtêm o certificado EAD 030350-00-0402 (antigo ETAG 005), com uma durabilidade mínima de 25 anos, demonstrando ser uma das tecnologias que se imporão nos próximos anos. Além disso, segundo a Avaliação Técnica Europeia ETE 22/0108, este sistema cumpre com os Requisitos Essenciais nº 2 (Segurança em caso de incêndio), nº 3 (Higiene, saúde e ambiente) e nº 4 (Segurança de utilização) do Regulamento Europeu 305/11.
Quanto às prestações, esta tecnologia está entre as melhores do mercado, graças às seguintes propriedades:
- Aplicação fácil e rápida
- Secagem rápida
- Alta durabilidade
- Resistência a UV
- Pode ser utilizada no interior
- Elevada flexibilidade, aderência e adaptação a todo o tipo de superfícies
Além disso, o Campolin® Neo é fabricado na cor branca, com elevados Índices de Reflectância Solar (SRI), permitindo contribuir para mitigar o efeito de ilha de calor urbano e edifícios com maior eficiência energética, ponto-chave para a Construção Sustentável.