Insonorização de uma casa com Tecsound®

A contaminação POR RUÍDO DE IMPACTO E AÉREO

A contaminação acústica nas habitações é um problema comum a muitos habitantes, independentemente de viverem num apartamento, numa casa de dois andares ou num bungalow. Quer a propriedade seja completamente isolada ou geminada, existe sempre alguma contaminação acústica sob a forma de sons incómodos e desagradáveis provenientes de divisões adjacentes ou do andar superior (se existir), que podem ter um impacto negativo a longo prazo na saúde dos residentes, causando stress, insónias, problemas cardiovasculares e metabólicos e prejudicando a produtividade devido à distração, fadiga e interrupções de comunicação que provocam.

Os sons indesejados podem ser divididos em duas categorias: ruído de impacto e ruído aéreo. O ruído aéreo é gerado por vibrações que são transmitidas a outros compartimentos através do ar. Tem origem numa divisão ou área, por exemplo, vozes, música ou sons de televisão provenientes de divisões adjacentes ou de cima. O ruído de impacto é gerado quando um objeto atinge outro.O impacto produz uma vibração que é transmitida para a estrutura do edifício, viajando através da estrutura até um estado de transmissão aérea. Pode normalmente ser ouvido dentro de uma divisão como passos, queda de objectos e cadeiras ou mobiliário a serem arrastados para a outra divisão.

 

UM CASO PRÁTICO

A utilização de TECSOUND® SY é altamente recomendada para combater a contaminação por ruído de impacto e aéreo. É um material de alta densidade, autoadesivo, de base polimérica, sem betume, flexível e adaptável a superfícies irregulares, fácil de manusear e cortar. A combinação da sua viscoelasticidade e alta densidade proporciona um bom isolamento acústico em diferentes elementos de construção sem aumentar a espessura. As membranas TECSOUND® SY podem ser utilizadas em divisórias verticais com baixa massa superficial (divisórias de gesso cartonado, divisórias de madeira, etc.), pavimentos flutuantes, tetos e coberturas leves para isolamento acústico contra a contaminação acústica por ruído aéreo e de impacto.

O TECSOUND® SY 100 foi escolhido para a insonorização de uma casa unifamiliar para o isolamento da parede. Com apenas 5 mm de espessura, adicionou 10 kg por metro quadrado, criando uma acumulação mínima e ocupando uma profundidade menor da parede existente em comparação com os painéis acústicos tradicionais. O revestimento autoadesivo da membrana permitiu uma instalação rápida e fácil, poupando tempo e mão de obra sem necessidade de fixações diretas. A membrana acústica foi facilmente cortada com um x-ato em tiras de um metro de comprimento para facilitar a instalação. Os resultados foram imediatos: houve uma redução drástica da contaminação acústica do ar e do impacto no acabamento, permitindo que os residentes da casa pudessem finalmente desfrutar das suas vidas em paz, sem interrupções de ruídos dos vizinhos.