Longevidade das coberturas

As membranas betuminosas são materiais de impermeabilização robustos e fiáveis. Quer se opte por uma cobertura com impermeabilização APP ou SBS, a vida útil média do betume é de cerca de 40 anos, se for efetuada uma manutenção anual regular da cobertura.

 

A vida útil do betume

A instalação da cobertura desempenha um papel importante na vida útil das membranas. De facto, podem surgir bolhas nocivas para o betume se a impermeabilização não for aplicada com cuidado. Os ponto singulares da cobertura requerem uma atenção especial por parte do instalador. Ao verificar regularmente o estado das membranas, evitará que a cobertura se deteriore.

 

Patologias da cobertura

De acordo com especialista na área de impermeabilização: "As coberturas merecem todo o nosso respeito: desafiam o sol escaldante e o frio glacial todos os dias para nos manterem quentes e secos. Para além das condições climáticas severas, como o vento e a chuva, ou as variações de temperatura que se seguem, os raios UV são os mais difíceis para os revestimentos de coberturas".

Devido aos polímeros de que são compostas, as membranas APP têm uma elevada resistência aos raios UV. As misturas plastoméricas não necessitam, em princípio, de proteção UV, embora continuem a ser recomendadas para quem pretende recolher a água da chuva na sua cobertura. Os compostos elastoméricos, por outro lado, requerem essa proteção UV. Por isso, aplique uma camada granulado de ardósia nas membranas SBS.

 

Resistência química e regulamentação

Para além do clima e dos seus picos de temperatura, a localização geográfica da cobertura também influencia, por vezes, a vida útil da mesma. Por exemplo, os habitantes de uma zona industrial encontrarão substâncias corrosivas depositadas pela chuva nas suas coberturas. Para obter mais informações sobre a resistência química dos betumes, consulte a norma EN 13 707. Não se esqueça de consultar também a Declaração de Desempenho (DoP) e a Ficha Técnica dos nossos produtos.

 

É possível otimizar a vida útil de uma cobertura?

Tal como a manutenção regular, uma cobertura verde e uma cobertura cool roof também podem otimizar a vida útil de uma cobertura. A cobertura cool roof, por exemplo, é uma cobertura criada com uma superfície branca que reflete muito melhor a luz solar. Como a temperatura percecionada é muito mais baixa, a cobertura está menos exposta a choques térmicos. O mesmo acontece com as coberturas verdes: a vegetação que cobre a cobertura actua como proteção contra os raios UV e assegura uma temperatura estável na cobertura.