Vantagens da impermeabilização e revestimento de uma piscina com membrana armada

O que é uma membrana armada?

A membrana armada, também conhecida como membrana reforçada, é um revestimento concebido para impermeabilizar, proteger e decorar as piscinas privadas e públicas e os parques aquáticos, quer se trate de piscinas novas ou de piscinas existentes que necessitam de ser reabilitadas.

Este tipo de membrana é adequado para instalação em todos os tipos de suportes: betão armado, betão armado pré-fabricado, cofragem de poliestireno e painéis de aço pré-fabricados.

A membrana armada SOPREMAPOOL é uma membrana sintética de PVC reforçado fabricada por impregnação com matérias-primas de alta qualidade (resinas, plastificantes, estabilizantes e pigmentos).

É composta por quatro camadas, cada uma com formulações diferentes e complementares, introduzindo uma armadura de poliéster entre a segunda e a terceira camadas, perfeitamente centrada, cuja função é a de reforço. Este reforço confere à membrana uma elevada resistência à tração e estabilidade dimensional.

A sua formulação e o seu processo de fabrico são únicos no mercado e foram especialmente concebidos para cumprir os rigorosos parâmetros de desempenho impostos pela norma europeia EN 15836-2 de 2010.

Assim, a sua composição torna-a um material ótimo para a impermeabilização de piscinas, pois garante uma estanquidade perfeita (com garantias superiores a dez anos), ao mesmo tempo que reveste a piscina com cores e desenhos atraentes.

 

Vantagens da membrana armada em comparação com outros materiais

A membrana armada tornou-se um dos sistemas de impermeabilização de piscinas mais utilizados em todo o mundo para a construção e, sobretudo, para a renovação de piscinas, devido às suas vantagens em termos de instalação e de desempenho a longo prazo.

Como não necessita de cofragem nem de tempo de secagem, o processo de instalação é mais rápido e fácil em comparação com outros métodos de construção.

Entre as suas vantagens, destacam-se a sua elevada resistência e durabilidade. A membrana armada é resistente ao desgaste, aos produtos químicos utilizados no tratamento da água da piscina, aos raios UV, aos microrganismos e ao envelhecimento.

Além disso, sendo um material flexível, resiste aos movimentos do solo, reduzindo a probabilidade de fissuras ou fendas, prolongando a vida útil da piscina.

A sua grande estanquidade evita as perdas de água devido à rutura do revestimento da piscina ou à selagem das juntas. Por conseguinte, uma piscina com membrana armada não necessita de qualquer manutenção ou reparação anual.

Outra das principais vantagens da membrana armada é a sua capacidade de adaptação a todos os tipos de suporte e às diferentes formas das piscinas. A membrana vem enrolada e pode ser cortada e soldada no local de instalação. Permite a criação de piscinas personalizadas com formas originais.

Devido à grande variedade de cores, desenhos e texturas das diferentes gamas SOPREMAPOOL, o aspeto e a estética da piscina podem ser personalizados de acordo com os gostos e preferências de cada um. É possível escolher entre diferentes membranas para o pavimento, parede e escadas, criando combinações únicas.

 

 

Piscinas mais sustentáveis

Os termos piscina e sustentabilidade podem parecer contraditórios, mas um dos desafios atuais é precisamente o de construir piscinas mais amigas do ambiente. Por isso, é muito importante escolher materiais duradouros e totalmente impermeáveis.

A elevada resistência e a durabilidade da membrana armada permitem prolongar a vida útil da piscina. Como resultado, o revestimento terá de ser substituído com menos frequência, evitando o desperdício de materiais e recursos. Com a membrana armada, evitam-se patologias que podem ocorrer com outros materiais de construção, tais como a queda de ladrilhos ou a evaporação da junta.

EA água é um bem precioso e escasso que exige da nossa parte a sua conservação. Por isso, é fundamental criar sistemas que contribuam para um menor consumo de água. Uma impermeabilização correta da piscina evitará fugas e infiltrações de água, o que terá um menor impacto ambiental.

Além disso, as piscinas impermeabilizadas com membrana não necessitam que a piscina seja esvaziada todos os anos para trabalhos de limpeza ou manutenção, tais como a substituição de peças de gresite, limpeza ou pintura contínua.

Por último, não é necessário utilizar grandes quantidades de produtos químicos para o tratamento da água, minimizando assim o impacto ambiental.