Túnel Thames Tideway

Londres, Reino Unido

O Túnel Do Tâmisa Tideway, o novo esgoto de Londres, é o maior projeto de infraestruturas alguma vez realizado pela indústria hídica do Reino Unido. A construção compreende um túnel de 25 km e 8 poços sob o rio Tamisa, em Londres, o que evitará que milhões de toneladas de esgotos não tratados derramem no rio todos os anos.

A equipa de construção escavou o último dos 21 poços ao longo do esquema e foram construídos cerca de 20 km dos esgotos. Estes estendem-se desde Acton, no oeste de Londres, até Beckton, no leste, e muitos estão localizados nas margens do rio, no centro da cidade. Atualmente, os esgotos fluem diretamente para o Tâmisa quando chove, pois esta é a única maneira de evitar que casas e ruas se inundem quando os esgotos vitorianos transbordam. A Tideway está a melhorar o sistema de esgotos de Londres para lidar com a sua crescente população.

O túnel de 25 km irá intercetar, armazenar e eventualmente transferir águas residuais do rio Tamisa. Começando em Acton, a oeste de Londres, o túnel percorrerá o coração de Londres a profundidades de 30 a 60 metros, usando a gravidade para transferir resíduos para leste.

 

A CONTRIBUIÇÃO DA SOPREMA PARA  ESTE PROJETO

A SOPREMA apoiou o Empreiteiro Principal Ferrovial e Laing O'Rourke neste projeto conjunto durante todas as fases de conceção. Por isso, conseguimos fornecer uma solução utilizando os nossos geomembranas do túnel de PVC com um sistema reparável completo.

O sistema consiste nos seguintes elementos como parte de uma solução completa de impermeabilização:

- Proteção mecânica: GEOLAND HT 1200 g foi utilizado para todas as áreas ao redor do túnel e dos eixos.
- Impermeabilização: FLAGON BFR / SL XET 2 mm específico, uma vez que esta membrana foi aprovada pelos designers da AECOM (55.000 m²).

- Camada protetora: FLAGON PZ 1,6 mm para ser utilizado no invertido.
- Sistemas de injeção: Vedação do compartimento FLAGON W6 e sistema de injeção PREDIMAX.

O sistema foi instalado em cada poço de acesso aos esgotos que foi construído com um TBM (Tunnel Boring Machine).

Este projeto é um dos maiores projetos de túneis em que a SOPREMA UK participou e um importante projeto histórico no mundo, no qual a nossa solução de sistema de túneis reparáveis FLAGON.

 

OS ATORES DESTE PROJETO?

Empreiteiro principal: FERROVIAL & Laing O'Rourke como joint venture (FLO).
Designers: AECOM.
Aplicador: RENESCO UK - RENESCO.