Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Soprema. Bloco 1

Em 2015, todos os Estados-Membros das Nações Unidas decidiram adotar 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, vulgarmente designados por ODS, para acabar com a pobreza, proteger o planeta e melhorar a vida e as perspetivas das pessoas em todo o mundo. Estes objectivos são uma ação ambiciosa que deverá ser alcançada até 2030. Na Soprema estamos comprometidos com a Agenda 2030 e, por isso, definimos a forma como contribuímos e cumprimos os ODS.

 

ERRADICAR A pobreza

O primeiro ponto dos Objetivos Estratégicos de Desenvolvimento é erradicar com a pobreza. No nosso domínio de ação, podemos concentrar-nos no ponto específico da pobreza energética.

De acordo com a Cruz Vermelha, a definição de pobreza energética é: "Uma situação em que as necessidades básicas de abastecimento de energia de um agregado familiar não podem ser satisfeitas em resultado de um nível de rendimento insuficiente e que, se for caso disso, pode ser agravada pelo facto de ter uma habitação energeticamente ineficiente".

Como empresa especializada em isolamento térmico, os nossos materiais ajudam a transformar uma casa ineficiente do ponto de vista energético numa casa que se mantém quente no inverno e fresca no verão, permitindo assim poupar energia. A instalação adequada de um sistema de isolamento térmico (ETICS) no exterior das habitações, tanto na construção nova como na reabilitação, permite poupar energia e proporcionar conforto térmico aos utilizadores. O ETICS permite limitar a procura de energia. Ao aumentar o isolamento térmico da fachada, a necessidade de climatizar o interior é reduzida até 70%.

 

SaÚDE E QUALIDADE

O terceiro objetivo é a Saúde e Qualidade.

A deficiência energética referida no primeiro ponto está intimamente relacionada com a saúde e o bem-estar dos utilizadores. Uma correta climatização ajuda a reduzir as doenças, especialmente no inverno, quando as pessoas estão mais susceptíveis a constipações, congestão, gripe, etc., devido ao frio e às mudanças de temperatura.

A impermeabilização incorreta de um edifício causa danos estruturais no mesmo, o que, por sua vez, pode levar a fugas e humidade no interior, quer seja causada por infiltrações ou condensação. Como consequência, pode surgir bolor nas paredes e tetos, o que pode também afetar a saúde do utilizador. Nesse sentido, a Soprema especializou-se em soluções construtivas de impermeabilização, garantindo assim que as intempéries não penetrem no interior e que os utilizadores não sejam afetados.

Outro elemento que pode afetar a saúde e o bem-estar das pessoas é o ruído. O ruído faz parte da nossa vida quotidiana, mas não deve ser normalizado. Estima-se que 22% da população esteja exposta a níveis de ruído acima dos níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

É, portanto, um dado adquirido que a exposição ao ruído tem impacto na saúde das pessoas, gerando não só perda de audição, mas também stress, insónias, problemas cardiovasculares e metabólicos, problemas de atenção e falta de concentração. Na Soprema oferecemos soluções construtivas para atenuar o ruído aéreo e de impacto nas habitações. A aplicação correta de um bom isolamento acústico pode proporcionar calma e ausência de ruído numa habitação. Somos especialistas em atuar sobre todos os tipos de ruído em todos os tipos de superfícies e assim contribuir para a saúde e bem-estar dos utilizadores..

 

EducaÇÃO dE QUALIDADE

Outro objetivo, o quarto, refere-se à Educação de qualidade..

Na Soprema temos apostado e continuamos a apostar na formação de qualidade dos profissionais da construção. Para isso, temos a Sopracademy, onde oferecemos cursos de impermeabilização e isolamento acústico e térmico para instaladores, setor da distribuição e área de prescrição. Estes cursos são orientados para novas soluções construtivas, de forma a contribuir para uma construção mais sustentável..

Além disso, a Soprema promove também a formação interna, para que os colaboradores estejam sempre a par das novas tendências do setor e da sua especialidade para que possam crescer profissionalmente.

 

Estes são alguns dos 17 Objetivos Estratégicos de Desenvolvimento que cumprimos na Soprema e sobre os quais continuamos a trabalhar para melhorar continuamente. Em publicações posteriores, desenvolveremos outros pontos para a Agenda 2030.