tiene menú contextual

Programa de apoio a Condomínios Residenciais 2023

ISolamento térmico com SOPRA XPS e TEXLOSA

ESTÃO ABERTAS AS CANDIDATURAS AO PROGRAMA DE APOIO A CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS

No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), designadamente do investimento TC-C13-i01 – Eficiência energética em edifícios residenciais, incluído na Componente 13 – “Eficiência Energética em Edifícios”, e em complemento a outras iniciativas já lançadas, designadamente o Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis e o Programa Vale Eficiência, é agora aberto um Aviso de Concurso que incide nos Condomínios Residenciais.

 

Programa de Apoio a Condomínios Residenciais tem como objetivo o financiamento de medidas de eficiência energética que promovam:

- A melhoria do conforto térmico dos edifícios residenciais;
- A redução da fatura energética;
- A renovação do parque habitacional existente.

Âmbito Geográfico e Setorial


O Programa abrange edifícios de habitação existentes multifamiliares, em regime de propriedade total com andares ou divisões suscetíveis de utilização independente ou em regime de propriedade horizontal, licenciados para habitação até 31 de dezembro de 2006, inclusive, em todo o território nacional.

 


Beneficiários


Para os efeitos do presente AAC, são elegíveis Condomínios Residenciais e os proprietários em nome individual no caso de edifícios em propriedade total (número 2 do Aviso).
Os beneficiários são representados neste Aviso pelos responsáveis pela administração e gestão do Condomínio ou pelos proprietários em nome individual, no caso de edifícios em propriedade total objeto da candidatura.


Tipologias de intervenção apoiadas


Na tabela seguinte (número 5.8 do Aviso) são apresentadas, por tipologia de intervenção, as comparticipações e os limites máximos das despesas elegíveis suportados pelo Fundo Ambiental (FA):

 

Fundo Ambiental: Programa de Apoio a Condomínios Residenciais

Notas:

1. São as frações autónomas de habitação que se encontrem em contacto com as soluções de isolamento propostas e que cujas intervenções resultem na melhoria do desempenho energético.

2. Coberturas e/ou Pavimentos em contacto com o exterior e/ou espaços não úteis.


Apresentação de candidaturas

O prazo para apresentação das candidaturas ao incentivo decorre desde o dia 4 de abril até às17.59 h do dia 28 de dezembro de 2023 ou até à data em que seja previsível esgotar a dotação prevista.

As candidaturas são apresentadas através do preenchimento do formulário disponível no sítio do Fundo Ambiental dedicado ao presente programa.

 

 

SOLUÇÕES SOPREMA ELEGÍVEIS A APOIO

 

SOPRA XPS

 

Ideal contra o frio e o calor, o que o torna um produto muito adequado para o isolamento de edifícios em qualquer zona climática, o SOPRA XPS é o isolamento térmico de poliestireno estrudido com uma nova fórmula, eco-sustentável e até 100% de conteúdo reciclado.

 

 

Os edifícios isolados com SOPRA XPS são construções de elevada eficiência energética, uma vez que permitem uma grande economia de energia, mantendo o nível máximo de conforto no interior tanto no verão como no inverno.
Graças ao elevado poder de isolamento do poliestireno extrudido SOPRA XPS, o consumo de energia necessário para a climatização da casa, seja com aquecimento ou arrefecimento, é drasticamente reduzido. O poliestireno extrudido SOPRA XPS não só ajuda a conservar a energia e a proteger o meio ambiente, mas também protege o edifício de agressões por humidade ou devidas a mudanças bruscas de temperatura, na medida em que permite reduzir variações dimensionais dos materiais e com isso conferir maior resistência aos edifícios.

 

TEXLOSA

 

Ideal para o acabamento da sua cobertura, fácil, simples e rápida de instalar, com as propriedades de isolamento térmico do Sopra XPS.

A Texlosa é uma lajeta isolante de 600 x 600 mm composta por uma base de espuma de Poliestireno extrudido SOPRA XPS com estrutura de célula fechada, autoprotegida na sua face superior com uma camada de argamassa de 35 mm de espessura, composta por agregados selecionados e aditivos especiais, com um acabamento rugoso rústico.

<b>TEXLOSA</b>

 

 

Consulte o regulamento do Programa de Apoio a Condomínios Residenciais (consulte aqui)