O Processo de Aplicação de Isolamento Acústico

por Kátia Romão - Directora Técnica Soprema Portugal

                  

                              

A gama TECSOUND®, da Soprema, oferece soluções de proteção acústica para obra nova e reabilitação, consubstanciadas em produtos de base sintética, de alta densidade, sem asfalto, viscoelásticos e de grande flexibilidade, aplicáveis nos diversos sistemas construtivos e que se apresentam em várias gramagens, na versão autoadesiva, com dimensões específicas para placas de gesso cartonado e ainda combinados com feltros absorventes.

Estas diferentes referências permitem apresentar uma gama completa, de fácil manuseamento e aplicação - designadamente em qualquer ponto singular – oferecendo, deste modo, resposta às exigências regulamentares para o isolamento acústico de todo o tipo de elementos construtivos: pavimentos, paredes e tetos.

Não raras vezes, surge a necessidade de incrementar o isolamento acústico de paredes divisórias já existentes, sendo a versão TECSOUND ® FT uma solução de rápida aplicação; devido ao sistema massa-mola associado à viscoelasticidade da membrana, incrementa a insonorização da parede sem um expressivo aumento da sua espessura. Pese embora a dificuldade em quantificar a melhoria do isolamento acústico de paredes existentes - dada a grande variabilidade de tipologias - estima-se, no entanto, que esta aplicação seja responsável por uma melhoria global do nível de pressão processo de aplicação de isolamento acústico sonora de aproximadamente 10 dBA.

A aplicação de TECSOUND® sobre qualquer tipo de suporte construtivo deve ser sempre realizada sobre um suporte limpo, regular e seco e sem elementos que possam danificar o produto. No caso concreto de paredes pre-existentes, recomenda-se ainda a verificação do bom estado do reboco, de forma a conseguir a colagem eficaz da membrana. Esta colagem é feita com aplicação de cola de contacto com rolo de pelo curto sobre o feltro poroso da membrana e sobre a superfície da parede. É necessário assegurar o revestimento de toda a superfície da parede e também que o produto fique bem encostado às lajes, superior e inferior. Em complemento ao sistema de colagem, recomenda-se a utilização de fixações mecânicas de polipropileno – 4un/m2. Concluída esta aplicação, coloca-se revestimento da parede, por exemplo com perfilaria ómega e placas de gesso cartonado.

O mesmo produto TECSOUND® FT tem aplicabilidade no isolamento acústico de tetos, uma vez que, aderido à laje, aumenta a capacidade de insonorização do teto.

A instalação do sistema começa pelo corte transversal do produto em peças suficientes para cobrir toda superfície do teto a insonorizar. Estas peças são coladas com o auxílio de cola de contacto aplicada com rolo de pelo curto sobre o feltro da membrana e na superfície da laje, sendo a sua colocação complementada por fixações mecânicas em polipropileno – 5 un./m2. Sob esta aplicação colocam-se suportes reguláveis para instalação da perfilaria de suporte do teto falso e entre esta é possível aplicar lã mineral como elemento absorvente complementar. A aplicação de TECSOUND® SY – versão autoadesiva da membrana insonorizante de altas prestações – é recomendada em todo o perímetro de modo a evitar o contacto das placas de revestimento do teto com os paramentos verticais, placas estas que são aparafusadas à perfilaria e cujo perímetro e juntas devem ser selados com massa de gesso. O revestimento de teto pode ser executado em camada dupla de gesso cartonado integrando uma membrana insonorizante autoadesiva no seu interior. Deste modo, sobre as placas de gesso da segunda camada é colocada a membrana TECSOUND® SY, no sentido longitudinal, sobressaindo 1 cm de ambos os lados e de forma a que esta fique sempre paralela à placa. Posteriormente, aparafusa-se a placa ao teto com o isolamento acústico de encontro ao interior do sistema, com juntas desfasadas e garantindo a selagem das mesmas e do perímetro, com massa de gesso.

 


por Katia Romao, Arquiteta e Diretora Técnica, SOPREMA 

Artigo publicado na revista Obras, Materiais e Equipamentos para a Construçãonº129 da APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção